quarta-feira, 29 de maio de 2013

40 anos da Embrapa celebrados com festa em Sergipe

O Blog "Programa da Cidade ao Campo", soma-se à todos que participaram da bela festa em homenagem a uma das empresas de mais credibilidade do país, voltada exclusivamente para o agricultor e envolvida com o meio ambiente. Na figura do querido amigo Joel Lamoglia (de lado, camisa azul listrada), parabenizamos todos os que fazem a Embrapa em Sergipe, mais conhecida como "Embrapa Tabuleiros Costeiros".
2013_05_23_Embrapa_40Anos_TabuleirosCosteiros_Foto_IvanBrscan (11)
Embrapa/Tabuleiros Costeiros/Foto: Ivan Brscan

Clique e veja como foi a festa!!!

Projeto leva de porta em porta informações sobre a preservação ambiental e a importância de não descartar o lixo orgânico nas ruas.

Um Projeto muito interessante desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju e que o Meio Ambiente e a população de Aracaju agradece. A matéria foi enviada pela Jornalista Shislane Vitória, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos/Emsurb.
View beira mar.jpg in slide show
Foto: Ascom/Emsurb/Pref. Municipal de Aracaju
Confira aqui a matéria em que "Agentes ambientais visitam moradores no conjunto Beira Mar, bem como uma reportagem de 2008, que trata também sobre coleta seletiva.

São João está na porta! E os balões de São João? E os perigos que os balões provocam? Quer saber...?

Realmente soltar balões, não somente em época de São João é perigoso! em qualquer época do ano, soltar balões traz perigos enormes, não somente ao meio ambiente, mas em qualquer parte do país, quer seja, nas cidades e no campo. Eu morei na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e na época de São João, as autoridades ficavam totalmente preocupadas com as consequências do ato de soltar balões. Até por que, na cidade fica uma das maiores refinarias de petróleo do país, a REDUC - Refinaria Duque de Caxias, e constantemente, os balões quando caiam, procuravam lugares ermos e a refinaria era um dos lugares da queda desses balões. Por isso, o soltar dos balões deve ser evitado! O meio ambiente agradece, a cidade agradece, o campo agradece. Pensem nisso, antes de soltar balões! São João é festa de fogos, porém com cuidado, com zelo, principalmente com responsabilidade e garantia! 

Foto: www.pilotocomercial.com.br

Foto: www.reticenciajornalistica.wordpress.com

Em 2009, um texto de Manoela Oliveira, traz com propriedade isso que sentimos nesse mês de festa e de alegria. Confira aqui!

http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_481594.shtml

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vice Governador Jackson Barreto, participa de entrega de maquinas agrícolas no interior do Estado

A entrega das máquinas agrícolas se deu no último dia 23 de maio, no interior do estado. A reportagem é da Assessoria de Comunicação do governo do Estado e encontra-se publicada no Portal de Notícias www.faxaju.com.br

http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=163973

Você já bebeu suco de Murici? Não sabe o que está perdendo...

Conheça um pouco da história da fruta Murici... Em Sergipe, eu conheci na região de Estância, onde o suco é muito bem apreciado... O Picolé, então... uma delícia!
Foto: www.dicasdalucia.wordpress.com

Conheça mais sobre essa delícia de fruta, aqui, no portal O Poder das Frutas...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Programa de Rádio "PROSA RURAL DA EMBRAPA". Você conhece?

Toda sexta feira, vamos trazer para você o programa "Prosa Rural", um programa voltado para a Agricultura Nordestina... O nosso amigo Joel Lamoglia é um dos produtores do Programa...
Clique aqui, e acesse a página da Embrapa para fazer o Download do Programa... Não chega a cinco minutos e você conhecerá um grande programa que ensina a cultura da agricultura do povo nordestino. O Programa dessa semana fala sobre a criação de Galinha Caipira como alternativa para inclusão produtiva. Vale a pena!!!

Acesse aqui e desfrute do Programa Prosa Ruralk, produzido pela EMBRAPA.

E aí, você viu essa? Milho irrigado em Lagarto é destaque nacional...

O programa Globo Rural, da Tv Globo, veiculou para todo o país na manhã da última segunda-feira 20, uma matéria completa sobre o o plantio do milho irrigado em Lagarto. O programa ressaltou 
ainda que a colheita só será possível através da irrigação por gotejamento fornecida pelo Governo 
do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

Foto: ruralcentro.uol.com.br

Leia a matéria na íntegra, aqui.... Matéria da Ascom Cohidro com informações do Globo Rural via G1



Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos híidricos realiza trilha ecológica em Macambira

Uma das metas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) ao longo de sua gestão é fazer com que a sociedade sergipana tenha um contato maior com o meio ambiente, proporcionando para todos uma real interação em favor do homem à natureza. Clique aqui e veja como se deu e quem participou dessa trilha sobre Meio Ambiente.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Amendoim Cozido: Bem Imaterial de Sergipe. Você Sabia?

Foto: www.turismosergipe.net

Pois é! O decreto 27.720, de 24 de março de 2011, publicado no Diário Oficial de 14 de junho de 2011, reconhece o amendoim verde cozido, bem como a queijada, o manauê, bolachinha de goma, o doce de pimenta do reino, o pé-de-moleque de massa puba, o beiju de tapioca, "macasado" e "saroio" como patrimônios imateriais de Sergipe. Saiba mais, aqui, numa reportagem do Jornal da Cidade, com retransmissão do portal Estância On Line.

http://www.estanciaonline.com.br/ler.php?op=noticia&id=3546

Milho Biofortificado será lançado pela EMBRAPA

Sempre ajudando ao Produtor, a EMBRAPA fará lançamento de espécie de milho, quatro vezes superior. A Matéria nos foi enviada pelo também Produtor do Programa "Da Cidade Ao Campo", radialista Joel Lamoglia.


Uma cultivar de milho com quantidade de pró-vitamina A (carotenoides) cerca de quatro vezes superior à encontrada em cultivares comuns do cereal será lançada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no próximo dia 20 de maio. A pró-vitamina A se transforma em vitamina A a partir de reações químicas no organismo. Entre suas funções estão a manutenção de uma boa visão, uma pele saudável e um bom funcionamento do sistema imunológico. A falta dela no organismo humano resulta na hipovitaminose A, considerado um dos principais problemas de nutrição no mundo. Essa deficiência está associada à perda de visão em crianças.
A cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidade responsável pelo desenvolvimento da cultivar, explica que o milho biofortificado – a cultivar será identificada pela sigla BRS 4104 – apresenta concentração de carotenoides percursores da vitamina A na faixa de 6 a 8 microgramas por grama de grãos. O milho comum apresenta entre 2,5 e 4 microgramas.
Em áreas experimentais na Embrapa Milho e Sorgo, o milho pró-vitamina A vem produzindo bem. De coloração amarela intensa, a cultivar foi desenvolvida a partir de um trabalho de seleção onde os grãos que apresentaram maior quantidade de pró-vitamina A foram selecionados e utilizados no processo de melhoramento. “Esse milho apresenta ciclo precoce e estamos muito otimistas com suas características agronômicas”, destaca Paulo Evaristo Guimarães, pesquisador da área de melhoramento.
A cultivar será lançada durante a 6ª SIT (Semana de Integração Tecnológica) e é resultado das ações do projeto BioFORT, nome que vem de biofortificação de alimentos, que trabalha o melhoramento genético convencional de culturas agrícolas que compõem a dieta básica da população brasileira e de outros países onde problemas nutricionais ainda são prevalentes. No Brasil, pesquisadores da Embrapa já conseguiram cultivares de mandioca e de batata-doce com altos teores de vitamina A e arroz, feijão e feijão-caupi mais ricos em ferro e zinco.
O milho biofortificado com pró-vitamina A é específico para programas sociais, como os de merenda escolar. O trabalho de transferência de tecnologia vem sendo feito pela Embrapa por meio da multiplicação de sementes biofortificadas pelas comunidades parceiras, cujos alimentos resultantes são utilizados em programas sociais, como o uso na merenda escolar e na dieta dessa população. Entre os impactos esperados estão o combate à desnutrição e à carência de nutrientes essenciais ao ser humano. Com a transferência dessa tecnologia, comunidades poderão ser beneficiadas com o consumo de alimentos mais nutritivos.

-- 
Joel Lamoglia
Setor de Transferência de Tecnologias (SIPT)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Aracaju/SE

joel.lamoglia@embrapa.br
Telefone: +55 (79) 4009-1316  |  (79) 9121-1734 - Particular
http://sistemas.sede.embrapa.br/nonsec/logo.png

Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) inclui 21 municípios sergipanos no zoneamento agrícola da palma forrageira

Essa é uma medida importante, pois atende a solicitação da EMDAGRO, mostrando a importância da palma forrageira para o semiárido de Sergipe. mostrando a importância da palma forrageira para o semiárido de Sergipe”, esclareceu Jefferson Feitoza. Leia matéria da Assessoria de comunicação da Secretaria da Agricultura.
http://www.sagri.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=591

terça-feira, 21 de maio de 2013

Você conhece a Feira de Itabaiana/Sergipe? Se não conhece, precisa conhecer...!



Breve Histórico sobre a Feira de Itabaiana


O povoamento de Itabaiana se iniciou a partir de doações de sesmarias a colonos entre o final do século XVI e início do século XVII. A povoação foi elevada à condição de vila pela portaria de 20 de outubro de 1697. Itabaiana tornou-se vila sob nome de Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Durante o século XVIII e XIX, era a maior de Sergipe, ocupava grandes porções dos atuais agreste e sertão sergipano e terras do atual sertão baiano. Em 28 agosto de 1888, pela resolução 1331, foi elevada à condição cidade. Devido ao desenvolvimento econômico e processo de divisão administrativa, Itabaiana se desmembrou em diversos municípios, mas tornou-se o mais importante município do interior sergipano.
Os itabaianenses do século XIX comercializavam nas mais importantes feiras da Província de Sergipe (Laranjeiras, São Cristóvão, Maruim, Propriá), Bahia, Ceará e Pernambuco. Itabaiana ainda não tinha em sua sede uma feira bem estruturada, apesar de ser uma terra com grande produção agrícola. Desde tempos idos a feira de Itabaiana é realizada aos sábados. O local da antiga feira de Itabaiana era a Praça da Matriz. Comercializavam-se as mercadorias em pequenos botecos confeccionados com varas e esteiras. Assim se procedia por facilitarem a tarefa de desarmamento tão logo a feira fosse encerrada, no final da tarde. As mercadorias pagavam impostos. Desde essa época grande era a variedade de produtos comercializados (carnes, cereais, açúcar, café, bebidas, remédios caseiros, tecidos, couro e etc).
Grande impulso ganhou a feira de Itabaiana com a edificação de um Mercado Municipal no final do século XIX, situado atualmente num prédio vizinho à atual Prefeitura. Devido às rivalidades políticas da República Velha, a cidade passou a ter dois mercados (Mercado dos Pebas e Cabaús). Em 1926, foi edificado o Mercado Municipal e a feira passou a funcionar no atual Largo Santo Antonio. Com o crescimento da cidade, especialmente nas décadas de 50 e 60 do século passado, a cidade passou a ter dois dias de feira livre, o tradicional sábado e quartas-feiras. Nessa época também a extensão da feira foi sensivelmente ampliada com a ocupação do atual Largo José do Prado Franco. Mais recentemente, o município edificou o atual “Marcadão”, outrora Tanque do Povo, o que impulsionou de forma decisiva o progresso da cidade.  Atualmente, a feira de Itabaiana ocupa um espaço físico considerável do centro da cidade e é frequentada por milhares de pessoas das mais variadas cidades.
                        Foto: Acervo João Teixeira Lobo. Foto do Mercado dos Cabaús
Itabaiana é nacionalmente conhecida terra de empreendedores graças à sua feira que é, indubitavelmente, a mais importante do Estado de Sergipe e uma das mais destacadas do Norte e Nordeste, chegando até a ser cenário do romance “Vidas Perdidas” do escritor Carvalho Neto e homenageada com a canção pelo cantor Nill Cacho.
Texto: Wanderlei Menezes (Secretaria Municipal de Cultura)

COMMODITIES... O que significa? Como entender? Qual o lugar que o Brasil ocupa?

Muito se tem falado sobre Commodities... Mas, o que significa? Ela afeta a sua vida, ou não? De que maneira? Saiba mais, aqui sobre Commodities...
http://www.infoescola.com/economia/commodities/

Produção familiar de perímetros da Codevasf cresce 17% e movimenta R$ 605 milhões

Ciúmes daqui, provocações dali, a verdade é que a Codevasf vai movimentar mais de 605 milhões de reais e a Agricultura Familiar vai alavancar, com salto muito grande, sem precedentes na história da região. Confira a matéria da Assessoria de Comunicação da Codevasf!!!!

http://www.codevasf.gov.br/principal/publicacoes/publicacoes-atuais/producao-familiar-de-perimetros-da-codevasf-cresce-17-e-movimenta-r-605-milhoes

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ministério da Agricultura publica preços mínimos do trigo e do café

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União os preços mínimos para o período de Julho/2013 a Junho/2014... A matéria é do www.g1.globo.com
http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/ministerio-publica-precos-minimos-do-trigo-e-do-cafe.html

GERGELIM ORGÂNICO É ALTERNATIVA VIÁVEL PARA AGRICULTORES FAMILIARES DO NORDESTE

Muito interessante essa postagem enviada pelo colega Joel Lamoglia...


Seja para alimentação ou para uso fitoterápico, fitocosmético ou nas indústrias químicas e farmacêuticas, o gergelim é um produto amplamente conhecido em todo o mundo. Atualmente, está se difundindo com importância nas áreas rurais do Semiárido. A cultura tem sido adotada como uma alternativa viável de ocupação, emprego e renda para os agricultores familiares do Nordeste.
Essa oleaginosa já é uma velha conhecida da região, utilizada tradicionalmente na confecção de doces caseiros. O cultivo, no entanto, estava praticamente restrito aos fundos de quintais, sem aproveitamento do seu potencial econômico.
A planta tem sido uma aposta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a região, por uma conjunção de diversos fatores. O principal deles é a grande adaptação dessa cultura às condições de clima e de solo, que são historicamente os maiores limitantes da atividade agrícola no Semiárido. Além disso, é também adequada à cultura local, facilitando a aceitação por parte dos produtores.
Na propriedade do agricultor Antonio Gessildo de Oliveira, no município de Lucrécia (RN), o gergelim sequer tinha espaço entre os cultivos de milho, feijão, sorgo e girassol. Com o incentivo da Embrapa ele começou a plantar gergelim orgânico, em 2011, inicialmente em uma pequena área de 50m². Animado com os bons resultados da primeira produção, aumentou a área para 1,5 hectare, de onde tirou mais de uma tonelada em apenas uma safra. Ele conta que, em pouco tempo, já conseguiu melhorar a renda e a qualidade de vida da família, e o gergelim se tornou sua prioridade de cultivo.
Outro benefício que o agricultor e sua família também estão experimentando é a redução da insegurança alimentar, com a inserção de um produto com alto valor nutricional em sua dieta. Gessildo está satisfeito com os novos hábitos alimentares da casa: “Substituímos o óleo de soja pelo de gergelim, que é orgânico e mais saudável, e usamos também o tahini (pasta de gergelim), no lugar da manteiga, para passar no pão”.
Processamento – Como forma de incentivar o consumo e de agregar valor ao produto, a Embrapa tem oferecido aos agricultores cursos para processamento do gergelim, com o viés do aproveitamento alimentar e agroindustrial. Em todas as localidades atendidas pelos projetos da empresa, nos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte, foram instaladas pequenas agroindústrias para extrair o óleo nas próprias comunidades.
Uma das comunidades, localizada no município de São Francisco de Assis do Piauí (PI), percebeu o grande potencial do produto e almeja conquistas mais ousadas: já tem certificação orgânica para suas sementes, agora está buscando a certificação do óleo de gergelim orgânico.
Além da extração do óleo, o resíduo da prensagem do gergelim também é aproveitado para a fabricação de diversos coprodutos, como biscoitos, doces, cocadas e bolos. “Nas capacitações que damos aos agricultores, buscamos valorizar as tradições de cada local, aproveitando e adaptando as receitas que eles já utilizam. À medida que a comunidade vai avançando, também passamos a trabalhar com produtos mais elaborados”, destaca Ayice Chaves Silva, técnico agroindustrial da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB).
“A vantagem é que o mesmo gergelim que o agricultor planta e colhe para fazer seu doce, também é consumido na Europa, EUA, no Japão, na China, Coreia e em vários lugares do mundo. Então ele pode vender tanto na bodega ou na feira local, como também pode exportar”, observa Silva. Além disso, existe uma demanda internacional por alimentos funcionais, por produtos da agricultura orgânica e com apelo social de geração de trabalho e renda para produtores familiares.

EMBRAPA E IFSULDEMINAS ASSINAM CONVÊNIO PARA REALIZAÇÃO DE OLIMPÍADA BRASILEIRA DE AGROPECUÁRIA
A diretora -executiva de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Castiglioni, e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Sérgio Pedini, assinaram hoje convênio de cooperação técnico-científica para a realização da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).
Com o convênio, a Embrapa passa, a partir de 2013, a dividir com o IFSULDEMINAS a realização da Obap, que está em sua terceira edição e conta ainda com o apoio do Ministério da Educação, CNPq, Fapemig, Sebrae –MG e Governo Federal.
O objetivo do convênio é fortalecer esses eventos de caráter competitivo, que ganham força por meio de parcerias de referência, capazes de despertar o interesse de um maior número de alunos, além de oferecer sua experiência para avaliar os competidores, explica Aléssio Barros, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
A Obap destina-se a estudantes de cursos técnicos em agropecuária e do eixo tecnológico de recursos naturais, como recurso para estimular o ingresso desses jovens nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e inovação em agropecuária, da aplicação de conhecimentos científicos, do enfrentamento de situações desafiadoras e da cooperação e integração com as equipes.
Para Eder Sacconi, coordenador da olimpíada, o convênio assinado hoje é essencial para a evolução da competição: “A Embrapa trará para a Obap sua qualidade e excelência na pesquisa agropecuária, que, somadas à histórica qualidade da educação básica e técnica na área de ciências agrárias das instituições participantes, proporcionará resultados fantásticos para a sociedade brasileira”.
Segundo Vânia Castiglioni, como empresa geradora de ciência e tecnologia, essa parceria com a área de educação é fundamental para a Embrapa, além de ser uma forma de a empresa se aproximar dos institutos federais, para que os conhecimentos gerados possam chegar à agricultura.
A Competição
Idealizada para incentivar a participação dos professores de todo país em atividades de iniciação científica, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é dividida em três fases: duas etapas virtuais, com testes de múltipla escolha destinados a avaliar o conhecimento dos estudantes nas áreas de agricultura e zootecnia; e uma última etapa presencial, que será realizada no campus de IFSULDEMINAS, na cidade de Machado (MG), em outubro. A novidade dessa edição será a realização de uma tarefa prática pelas equipes que se classificarem para a final.
A premiação e a classificação serão feitas de acordo com o somatório dos resultados de todas as fases e etapas da Obap. Receberão medalhas as 15 melhores equipes na modalidade Ensino Médio Integrado ou Concomitante. Na modalidade Subsequente, serão entregues 6 medalhas para as equipes que obtiverem os melhores resultados.
O melhor estudo de caso receberá premiação à parte e as três melhores equipes no geral receberão troféus. Além disso, a equipe classificada em 1º lugar será convidada para participar da International Earth Science Olympiad – IESO, competição internacional de Ciência da Terra para alunos do ensino médio, que será acontecerá em 2014.
As inscrições podem ser feitas até 30 de junho no site da IFSULDEMINAS: http://www.ifsuldeminas.edu.br/obap/. Podem se inscrever estudantes de cursos técnicos em agropecuária e demais cursos do eixo tecnológico de recursos naturais, matriculados em institutos federais e demais instituições de ensino que ofereçam tais formações.

-- 
Joel Lamoglia
Setor de Transferência de Tecnologias (SIPT)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Aracaju/SE

joel.lamoglia@embrapa.br
Telefone: +55 (79) 4009-1316  |  (79) 9121-1734 - Particular
http://sistemas.sede.embrapa.br/nonsec/logo.png

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nossa Senhora do Socorro vai emitir licença ambiental para empreendimentos com atividades de impacto na cidade

Essa é uma medida que pretende desafogar e descentralizar medidas tomadas pela ADEMA. A matéria é da Agência Sergipe de Notícias.
http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:33360/socorro_passara_a_emitir_licenca_ambiental_para_empreendimentos_com_atividades_de_impacto_na_cidade.html

ESTUDO INVESTIGA BACTÉRIA DO MOKO DA BANANEIRA EM SERGIPE

Essa matéria foi enviada pelo Radialista Joel Lamoglia, também pesquisador e também idealizador do Programa da Cidade ao Campo.


O projeto de pesquisa de pós-doutorado desenvolvido pelo fitopatologista e bolsista da Capes, Christtianno Rollemberg, sob co-orientação da pesquisadora Dulce Warwick, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), irá investigar a bactéria Ralstonia solanacearum raça 2, agente causal do moko da bananeira. Realizado através de bolsa da Capes, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado de Sergipe, o estudo tem foco na detecção, diversidade e controle alternativo da bactéria, considerada uma das mais danosas do mundo para diversas culturas.
Rollemberg pretende detectar e isolar o agente para estudar sua variabilidade patogênica e genética e esclarecer a identidade da bactéria em Sergipe. O bolsista pretende, ainda, estudar o controle do moko da bananeira utilizando método alternativo visando subsidiar programas de controle da doença no estado, onde a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), que realiza monitoramento desde 1987, verifica sua ocorrência nos municípios de Neópolis e Propriá, no território do Baixo São Francisco Sergipano, importantes áreas de produção de banana.
O projeto, com duração de três anos, irá detectar bactéria na água de irrigação e em insetos presentes na cultura, como a abelha arapuá (Trigona spinnipes), estudar a sua diversidade e ainda buscar desenvolver um controle alternativo por meio de uso de óleos essenciais. “Pretendemos observar se o óleo em si possui algum princípio ativo que seja bactericida ou bacteriostático, e também verificar se o óleo será capaz de agir como um indutor de resistência da planta à bactéria”, explica Christtianno.
Um fato curioso observado em Sergipe, segundo o fitopatologista, é que o moko da bananeira tem acometido principalmente as flores e frutos da planta, diferentemente do que ocorre na Amazônia, por exemplo, onde a doença evolui a partir do rizoma (espécie de caule da bananeira) para a parte aérea.
Coordenado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFS (NEREN), Luis Fernando Ganassali de Oliveira Junior, o projeto tem apoio de diversas instituições e pesquisadores. A Embrapa auxiliará nos trabalhos de campo e coleta de material, a Emdagro fornecerá o cadastro com a identificação das áreas de ocorrência, e a UFS realizará as análises laboratoriais.
Concederão apoio técnico-científico o pesquisador do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), da França, Philippe Prior – o maior estudioso da Ralstonia solanacearum no mundo, e a professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rosa de Lima Ramos Mariano – uma das grandes bacteriologistas do Brasil. O estudo tem, ainda, a colaboração dos professores do Departamento de Agronomia da UFS, Arie Fitzgerald Blank, Maria de Fatima Arrigoni Blank e Paulo Roberto Gagliardi.

Doença
Ralstonia solanacearum, causadora do moko da bananeira, é considerada uma bactéria quarentenária de nível A2 pelo Ministério da Agricultura. O grupo A2 representa as doenças e pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, que não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
A bactéria é capaz de causar danos em cerca de 450 espécies de plantas pertencentes a mais de 54 famílias botânicas, entre as quais culturas de alto valor econômico, como banana, tomate, batata, berinjela e pimentão.
Por ser uma bactéria muito variável e adaptada a uma grande gama de hospedeiros e condições climáticas, a Ralstonia solanacearum tem sido classificada em cinco raças e seis biovares (variantes de uma mesma espécie que apresentam diferenças fisiológicas ou bioquímicas). Com o advento das técnicas moleculares, a sua classificação foi revisada, e atualmente é considerada um complexo de espécies, sendo classificada em filotipos (I-IV), sequevares (1-51), clones ou linhagens clonais e biotipos (1-11).
A disseminação da Ralstonia solanacearum raça 2 pode ocorrer de diferentes formas, entre as quais se destacam o uso de ferramentas infectadas durante os tratos culturais, contato entre raízes e entre solo-raiz, mudas infectadas, água de superfície, insetos visitadores de inflorescências, como as abelhas, vespas e moscas das, nematóides e o homem.
O agente é um patógeno altamente destrutivo, ocasionando sintomas em todos os órgãos da planta, que podem refletir na perda total da produção. Os sintomas do moko da bananeira manifestam-se principalmente por murcha, amarelecimento e necrose das folhas.
O controle de Ralstonia solanacearum é extremamente difícil, principalmente devido à ampla gama de hospedeiros, alta variabilidade genética e sobrevivência no solo por longos períodos a grandes profundidades, tornando o controle químico inviável e anti-econômico. Os métodos de controle existentes estão baseados em práticas culturais, como eliminação de ráquis florais e de plantas ou materiais vegetativos contaminados.
Entretanto, para o moko não existem medidas de controle eficientes ou cultivares de bananeiras resistentes disponíveis que tenham qualquer nível de resistência ou tolerância à doença, sendo, então, tomadas medidas de exclusão, que visam impedir que a doença atinja novas áreas.

-- 
Joel Lamoglia
Setor de Transferência de Tecnologias (SIPT)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Aracaju/SE

joel.lamoglia@embrapa.br
Telefone: +55 (79) 4009-1316  |  (79) 9121-1734 - Particular
http://sistemas.sede.embrapa.br/nonsec/logo.png

quarta-feira, 15 de maio de 2013

No Programa "Café com a Presidenta", Dilma promete aumentar limite de compras de alimentos da agricultura familiar






A matéria está publicada no portal www.opovo.com.br

http://www.opovo.com.br/app/politica/2013/05/13/noticiaspoliticas,3055334/dilma-promete-aumentar-limite-de-compras-de-alimentos-da-agricultura-familiar.shtml

Nova variedade de pepino é testada com sucesso na cidade de Lagarto

O teste foi mostrado em atividade de campo, no úçtimo dia 2 de maio...


Veja na íntegra a matéria veiculada pelaN Secretaria de Agricultura do Estado de Sergipe...
http://www.sagri.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=588

Governador Sanciona Proinveste. Conheça os avanços e os benefícios para a Agricultura Sergipana

Também não faltarão motivos para os agricultores sergipanos comemorarem a aprovação do Proinveste. Um deles é a recuperação, reforma e melhoria no Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé do São Francisco; outro é a estruturação e recuperação do Perímetro Irrigado do Piauí, em Lagarto; bem como a reforma e recuperação do Perímetro Irrigado da Ribeira, em Itabaiana.

Também constam entre as melhorias asseguradas a recuperação da infraestrutura (conclusão), aquisição e instalação de equipamentos e automação do Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto; e a aquisição de máquinas e equipamentos para Cohidro. 


A celebração de uma vitória para o povo de Sergipe e que se transformou num ato de reconhecimento e de emoção. Assim foi a solenidade onde o governador Marcelo Déda sancionou os projetos de lei 63 e 64/2013, aprovados pela Assembleia Legislativa e que autorizam o Poder Executivo Estadual a contratar a operação de crédito do programa Proinveste, no valor de R$ 567.301.548,18. O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira, 13, no auditório da Codise, no Distrito Industrial, na capital.

“Este é o ato final de uma grande luta do Governo e da sociedade sergipana pela construção de um consenso que viabilizasse, para o estado de Sergipe, o acesso a recursos que serão de importância fundamental para o nosso presente e para o nosso futuro. O estado de Sergipe não poderia ficar de fora de um programa cuja principal e talvez única finalidade seja viabilizar investimentos de infraestrutura, educação, segurança e desenvolvimento econômico”, afirmou o governador Marcelo Déda, ao avaliar o contexto positivo da aprovação da iniciativa.


Segundo o governador, todo o estado será beneficiado pela capacidade revelada pelos políticos sergipanos em construir consenso sem que ninguém renunciasse às suas posições. “Eu me sinto feliz, pois foi uma negociação transparente, séria e ética. Busquei agir, como sempre fiz em toda a minha vida pública, com honestidade, seriedade e humildade para buscar os que pensam diferente de mim e mostrar a realidade do que o Proinveste poderia significar para o futuro da nossa juventude, do nosso povo e para o futuro de Sergipe”, sentenciou Marcelo Déda, ressaltando a busca do diálogo com o conjunto dos parlamentares e lideranças de oposição.


Contexto Histórico
Utilizando referências históricas para exemplificar os desafios que são impostos aos homens públicos, o governador fez questão de ressaltar que a busca do consenso e da discussão com quem pensa diferente não representam um sinal de fraqueza e, sim, um sinal de que se tem foco e se sabe onde os resultados alcançados vão levar.

“A política se exerce sobre a história, e a história é móvel. Por isso faço absoluta questão de agradecer a todas as lideranças de oposição como o prefeito João Alves, que foi a primeira pessoa que procurei para conversar sobre o tema, bem como a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, o senador Eduardo Amorim, e o deputado líder da oposição, Venâncio Fonseca. Faço questão de agradecer a todos, pois esta não é uma vitória só minha nem deles, quem está ganhando é o povo sergipano”, ressaltou Marcelo Déda, ao repetir o gesto que já havia feito publicamente quando comunicado da aprovação.


Esforço e Emoção
O governador também fez questão de lembrar do esforço e dedicação que tem destinado à questão nos últimos dias, mesmo desobedecendo recomendações médicas de buscar repouso diante das exigências do seu tratamento de saúde. “Esse é um esforço que faço, pois a minha maior satisfação, após uma ação política que gera benefícios sociais, é poder colher os sorrisos nos rostos dos sergipanos. Fico triste em não poder ir a todos os atos de entrega de obras e inaugurações, pois este é um momento de muita alegria. Quando vocês forem colher os sorrisos fruto destas obras que virão a partir do Proinveste, lembrem de mim”, declarou o governador, tomado pela emoção.

Reconhecimento
A presidente da Assembleia Legislativa, em seu discurso, também relatou a sua alegria em compartilhar um momento importante para a política sergipana. “Este é um momento histórico na minha vida pública e me sinto contemplada pela contribuição que ofereci para aprovação deste projeto”, disse a deputada. Segundo ela, uma das maiores conquistas foi a busca do consenso onde todos puderam discutir e argumentar sobre os seus pontos de vista.

“Aqui, estamos demonstrando um importante gesto de evolução, pois os conflitos foram resolvidos com os líderes sentados à mesa, e não no campo de batalha. Esta é, realmente, uma grande conquista”, afirmou Angélica Guimarães.


Para o deputado líder da oposição, Venâncio Fonseca, a oposição buscou fazer o seu papel de discutir sobre todos os empreendimentos. “Nós queríamos participar da escolha das obras, contribuindo com o Governo do Estado e valorizando o Poder Legislativo. O governador entendeu nossa posição e graças a Deus, através do entendimento, o projeto foi aprovado”, disse o parlamentar.


Já o senador Eduardo Amorim afirmou que o que fica como grande lição em todo esse episódio é a importância do diálogo. “O diálogo é o cimento da democracia e a base de todo o entendimento democrático. Dialogando muito se conquista e muito se pode”, sintetizou.


Participação
Prestigiaram o ato a primeira dama e secretária de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; os deputados federais Márcio Macêdo, Rogério Carvalho e Laércio Oliveira, o prefeito da capital, João Alves Filho, o vice-prefeito da capital, José Carlos Machado; o secretário de Estado da Casa Civil, Silvio Santos, dentre outras autoridades, parlamentares estaduais, prefeitos e vice-prefeitos de municípios sergipanos, secretários de Estado e representantes de movimentos sociais.

O Proinveste
O Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste) foi lançado pela Presidente Dilma Rousseff com o objetivo fortalecer o poder de investimento em todos os estados da federação nos próximos anos. O Programa foi concebido como uma estratégia de descentralização da implementação de projetos de infraestrutura aos Estados que têm demonstrado capacidade e agilidade na execução de projetos de investimento nos últimos anos. Habilitam-se os Estados com capacidade de endividamento e de pagamento, segundo os critérios estabelecidos pela STN.

Com o objetivo de viabilizar a contratação dessas novas operações de crédito, os limites de endividamento dos entes federativos foram ampliados pela Resolução nº. 4.109, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de julho de 2012.


A ampliação dos investimentos representa importante iniciativa de combate aos efeitos da crise financeira internacional. A expectativa é que os recursos auxiliem na retomada do crescimento econômico para os próximos anos. Com o Proinveste, o Governo de Sergipe contratará com recursos que poderão ser investidos na aquisição de equipamentos para os novos hospitais regionais, na construção de centros profissionalizantes de ensino, em obras de melhoria da mobilidade urbana na capital, na infraestrutura de núcleos industriais, na implantação de novas rodovias, na recuperação de perímetros irrigados e na reforma de escolas.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Meio Ambiente


Você conhece a Estre Ambiental?
O lixo tem sido historicamente associado à sobra, ao resíduo, ao que resta quando um ciclo de produção ou de consumo termina.
O mundo ainda trata o lixo como final.
Mas, para a Estre, lixo é só o começo.
É o começo de uma série de oportunidades: ambientais, tecnológicas, econômicas, sociais e comportamentais.
A partir do lixo podem ser geradas novas formas de combustível, novos insumos produtivos e novos empregos.
A conscientização de que lixo é só o começo transforma a sociedade por inteiro, dos produtores aos consumidores, das famílias às empresas, do setor público ao setor privado. Transformam-se comportamentos, políticas e leis. Transforma-se a própria noção de cidadania.
Quando se discute as consequências do progresso em termos de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental, o lixo é um tema central, quase sempre tratado como vilão.
Fazer do lixo um aliado do progresso – e não sua conseqüência maléfica – é a crença fundamental da Estre.
Saiba mais, acessando aqui o site da Estre Ambiental...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Você sabe o que é Agroenergia? O que trata a Agroenergia?

A agroenergia trata do conjunto de produtos derivados da biomassa – produzidos ou liberados pela atividade humana ou animal - que podem ser transformados em fontes energéticas para usos humanos distintos – eletricidade, calor e transporte. O Brasil por suas características de país tropical e extenso território apresenta condições inigualáveis para ocupar um importante papel no mundo contemporâneo neste segmento. 
Saiba mais aqui... http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2013/maio/1a-semana/agroenergia-marca-presenca-na-agrishow-2013

Governador Marcelo Déda pede ao Secretário do Meio Ambiente de Aracaju, "baixe a bola". A matéria está no portal Infonet.

http://www.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=143677&pagina=1

Licenciamento Ambiental


O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas características a participação social na tomada de decisão, por meio da realização de Audiências Públicas como parte do processo.

Essa obrigação é compartilhada pelos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente e pelo Ibama, como partes integrantes do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). O Ibama atua, principalmente, no licenciamento de grandes projetos de infra-estrutura que envolvam impactos em mais de um estado e nas atividades do setor de petróleo e gás na plataforma continental.

As principais diretrizes para a execução do licenciamento ambiental estão expressas na Lei 6.938/81 e nas Resoluções CONAMA nº 001/86 e nº 237/97. Além dessas, recentemente foi publicado a Lei Complementar nº 140/2011, que discorre sobre a competência estadual e federal para o licenciamento, tendo como fundamento a localização do empreendimento.
A Diretoria de Licenciamento Ambiental é o órgão do Ibama responsável pela execução do licenciamento em nível federal. A Diretoria vem realizando esforços na qualificação, organização e automação dos procedimentos de licenciamento ambiental, e para tanto, disponibiliza aos empreendedores módulos eletrônicos de trabalho e ao público em geral, inúmeras informações sobre as características dos empreendimentos, bem como a situação do andamento do processo.

Pretende-se que o sistema informatizado agilize os trabalhos e as comunicações inerentes ao processo de licenciamento e permita maior visibilidade e transparência para os processos de licenciamento em tramitação no Ibama.