quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ministério do Desenvolvimento Agrário discute Agrobiodiversidade

A agrobiodiversidade, ou diversidade agrícola, constitui uma parte importante da biodiversidade e engloba todos os elementos que interagem na produção agrícola: os espaços cultivados ou utilizados para criação de animais domésticos, as espécies direta ou indiretamente manejadas, como as cultivadas e seus parentes silvestres, as ervas daninhas, os parasitas, as pestes, os polinizadores, os predadores, os simbiontes (organismos que fazem parte de uma simbiose, ou seja, que vivem com outros) etc., e a diversidade genética a eles associada (também chamada de diversidade intraespecífica, ou seja, dentro de uma mesma espécie). 
Foto: www.esquadriasprimos.com.br
A diversidade de espécies é chamada de diversidade interespecífica. Clique aqui e saiba mais sobre essa discussão e também sobre Agricultura Familiar.

Governador em Exercício, entrega 127 toneladas de sementes de arroz a agricultores de Propriá

"A ação estratégica do Governo do Estado é fortalecer a produção de arroz dos pequenos produtores do baixo São Francisco distribuindo sementes de qualidade, para manter aquilo que é uma grande conquista de Sergipe que são seus índices de produtividade”, destacou o governador em exercício, Jackson Barreto. 
Foto: Ascom/SEAGRI/SE
Para Jackson, a partir do sucesso na produção de arroz em 2011 e 2012, todos os esforços são empenhados para renovar o êxito em 2013. “Isto só se dá graças ao trabalho dos rizicultores e pequenos produtores que recebem do governo a doação de sementes de qualidade, permitindo o incremento dessa produção”, complementou.

Saiba mais sobre a ação aqui, na matéria da Assessoria de Comunicação da Seagri/SE
http://www.sagri.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=597

Primeira etapa da campanha contra a Febre Aftosa começa em julho

A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, etc., porém há diferenças de suscetividade de espécie.
Foto: www.marceloabdon.com.br
Após ser adiada por conta da forte seca que atingiu o Estado de Sergipe, a campanha de vacinação contra Febre Aftosa terá início a partir do dia primeiro de julho. Confira aqui mais notícias sobre a campanha de vacinação, na matéria da Secretaria de Agricultura do Estado de Sergipe.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Produção de pimenta em Lagarto cresce com o ingresso de novas variedades

Essa matéria é de Dezembro de 2012, porém, conta como foi a implantação da pimenta, na cultura do município de Lagarto/Sergipe. Aliás, quem não gosta de uma "pimentazinha" na comida...?
Foto: angelo-guaranajesus.mercadoshops.com.br

A matéria é da Agência/Sergipe... vai encarar?


Pasto rotativo aumenta produção leiteira em perímetro gerido pela Codevasf em Alagoas

A tecnologia de pasto rotativo, conhecida também como método Voisin, está aumentando a produção leiteira de produtores familiares no perímetro irrigado do Marituba, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Penedo (AL), no Baixo São Francisco alagoano.
Foto: www.aquiacontece.com.br

Confira a matéria da Codevasf, levando produtividade ao baixo São Francisco alagoano. 
http://www.codevasf.gov.br/noticias/2007/pasto-rotativo-aumenta-producao-leiteira-em-perimetro-gerido-pela-codevasf-em-alagoas

Dia de campo apresenta alternativas para aumento da produtividade de milho e macaxeira

Essa matéria foi apresentada pela Embrapa Manacapuru/Amazonas, no dia 18 de junho, que traz novas tecnologias que viabilizam o aumento de produtividade do milho e da macaxeira.

Foto: cpaa.embrapa.br/Amazônia Ocidental


Foto: cpaa.embrapa.br/Amazônia Ocidental

Na ocasião, pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental expuseram, a mais de cem participantes, informações e orientações sobre novas variedades de milho recomendadas e sobre Sistema de Produção de Mandioca em terra firme.
Confira aqui, na íntegra a matéria d Jornalista Felipe Rosa, da Embrapa Amazônia Ocidental.
http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2013/junho/3a-semana/dia-de-campo-apresenta-alternativas-para-aumento-da-produtividade-de-milho-e-macaxeira#

terça-feira, 25 de junho de 2013

4ª Conferência do Meio Ambiente acontece em Aracaju

No Brasil, o volume de resíduos produzidos ainda é alto. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, por dia 189 mil toneladas de lixo são geradas. Desse valor apenas 1,4% é formalmente reciclado. Apesar dos dados, é possível, mediante a participação popular e promoção de debates, avançar na política pública de resíduos sólidos.
Foto: www.senoticias.com.br
Confira aqui a matéria da Ascom/PMA, no portal Faxaju.

Vendedores de milho comemoram vendas na Ceasa

Os vendedores de milho, laranja e amendoim, estão comemorando as vendas desse São João. Um pouco da insatisfação por parte dos consumidores, mas, na reclamação, eles não ficaram sem o produto para comemorar o São João.
Foto: Portal Infonet
Vejam a matéria da Jornalista Aldaci de Souza, para o portal Infonet.

Cultivo de Feijão-Caupi

Você conhece o cultivo do Feijão-Caupi? Não!!!!!! O Feijão-caupi constitui-se em um dos principais componentes da dietas alimentar das regiões Nordeste Norte do Brasil, especialmente na zona rural.
Foto: www.mfrural.com.br
Este trabalho da Embrapa, coordenada pela Chefe Geral da Embrapa Meio Norte, Maria Pinheiro Fernandes Corrêa, apresenta um elenco de recomendações técnicas e inovações tecnológicas para os sistemas de cultivo do feijão-caupi em diferentes ecossistemas do Brasil. Ainda nesse trabalho, você fica sabendo sobre solo, cultivares, irrigação, plantio e tudo o mais sobre esse grande alimento para a mesa do brasileiro. Confira aqui!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Programa Prosa Rural, da Embrapa... Afinal, hoje é Sexta Feira

Essa semana o programa Prosa Rural aborda: Água de chuva para incremento d alimentação nas escolas rurais.
Foto: www.embrapa.br
Hábitos inadequados ou mesmo a pequena oferta de frutas e verduras nos mercados e feiras locais, são algumas das causas da ausência desses produtos na merenda de escolas situadas em áreas rurais do Nordeste. Sem elas, os estudantes deixam de ingerir os nutrientes apontados como necessários pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Baixe o Programa aqui (2 minutos) e ouça o Programa Prosa Rural dessa semana.
http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2013/agua-de-chuva-para-incremento-da-alimentacao-nas-escolas-rurais

Pesquisadora aborda conservação de pólen de cana-de-açúcar em congresso internacional

Conservação do pólen para cruzamentos artificiais em cana-de-açúcar. Esse é o tema da palestra que a pesquisadora Adriane Leite do Amaral, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, vai ministrar no Congresso da Sociedade Internacional dos Técnicos da Cana-de-Açúcar  (International Society of Sugar Cane Technologists -ISSCT), que acontece de 24 a 28 junho 2013, em São Paulo.
Clique aqui para salvar o arquivo
Foto: Ascom/Embrapa/Tabuleiros Costeiros/SE
Confira aqui a matéria da Assessoria de Comunicação da Embrapa/Tabuleiros Costeiros/Sergipe.

Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco receberá título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

A sede do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, em Capela, receberá, hoje, 21 de junho, o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), aprovado e homologado pelo Conselho Nacional do RBMA.
Foto: Assessoria Embrapa/Tabuleiros Costeiros/Sergipe
Aqui você confere a matéria da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente de Sergipe.
http://www.semarh.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1606

Secretário ressalta importância do Programa de Crédito Fundiário em Sergipe

“Este é um programa de reforma agrária bastante significativo para o estado de Sergipe, porque já possibilitou com que mais de 2 mil famílias de agricultores tivessem acesso à terra em nosso estado, desde quando foi implementado e financiado em 2003 no governo do presidente Lula, a partir de uma reivindicação dos sindicatos de trabalhadores rurais e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag)”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral.
Foto: www.agencia.se.gob.br
Confira aqui, a matéria da Secom/Sergipe, do evento que tece seu encerramento nesta quarta feira, 19, no auditório do Pronese.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Técnicos da Emdagro participam de Dia Especial sobre a cultura da mandioca

A EMDAGRO/SE, realizou no último dia 12 de junho, na Estação Experimental de Boquim, um Dia Especial sobre a Cultura da mandioca. O objetivo foi o de observar o desempenho agronômico de variedades de mandioca e Macaxeira.
Foto: Ascom/Emdagro/Sergipe
O Dia Especial avaliou também as características sensoriais de macaxeiras cultivadas nas estações experimentais da Emdagro, com o intuito de recomendar sua utilização pelos agricultores familiares assistidos pelas Empresa.
Confira a matéria da Ascom/Emdagro/Sergipe.

"Balde Cheio" na Cohidro serve de modelo para demais municípios

O Programa "Balde Cheio" surgiu da parceria entre a Cohidro e o Sebrae/Sergipe. Em 2010, ano em que iniciou a operação, a produção de leite aumentou cerca de 2.500 litros por dia.
Foto: Ascom/Secretaria de Agricultura/Sergipe

A matéria é da Secretaria de Agricultura de Sergipe. Confira aqui esse importante Projeto...

Açúcar ou Adoçante...

E aí, o que você vai querer? Açúcar ou adoçante? Essa matéria foi enviada pelo também produtor do Programa da Cidade ao Campo, amigo Joel Lamoglia. Trata-se do artigo escrito pelo jornalista e relações públicas, Sandro Biondo, para o portal Zoonews. Uma leitura leve e interessante. Vale a pena! E como disse o Sandro, eu vou tentar... Não custa nada!
Foto: www.presentespontomix.com.br

Confira aqui o texto sobre o artigo escrito pelo Sandro Biondo...

VAI QUERER AÇÚCAR OU ADOÇANTE?
Sandro Biondo, para o Zoonews

Você já ouviu essa pergunta mais de uma vez. É como se não houvesse a possibilidade do café sem doce. Na verdade, não há mesmo. Embora não seja perceptível para todos, a doçura está no grão do café como em qualquer outro fruto. Mas falamos disso adiante.
Da Albânia ao Zimbábue, o alfabeto geográfico do mundo inteiro toma café e a pergunta pode ser ouvida em qualquer idioma. Cada um tem sua preferência. Eu, pelo menos, não conheço ninguém que faça rodízio: hoje toma com açúcar, amanhã adoçante, volta pro açúcar no outro dia… Isso porque café é hábito. Você pega o seu e segue na vida.
Corri para a Bebel Hamú, minha barista de confiança, e lasquei várias perguntas. O que interfere mais no sabor do café? Que tipo de adoçante agride menos o paladar? E o açúcar, é melhor o branco ou o mascavo? Respostas abaixo:
Se você é diabético ou vive de dieta, é possível que use o adoçante diariamente. Eu, particularmente, acho horrível, mas respeito as opções alheias. Entre os edulcorantes, porque é esse o nominho oficial desses purgantes (desculpe, não resisti), dizem que os à base de sucralose são os menos invasivos. Já provei e detestei. Para mim, todos deixam o café com gosto de Bactrim, aquele antibiótico para dor de garganta que a gente tomava em xarope quando criança.
Açúcares: foi aí que caí do cavalo. Achava que o açúcar mascavo, por ser feito a partir de um processo natural e sem aditivos químicos, fosse o que mais respeitasse a personalidade do café. “Engano redondo”, diz a Bebel, emendando: “Por ter sabor mais marcante, já que é produto direto da cana, o mascavo é o que mais modifica o sabor original”. Eu, que tanto crucifiquei o açúcar branco, fosse ele cristal ou refinado, descobri a essa altura do campeonato que café com mascavo é tudo menos café in natura.
Agora o catecismo: você já pensou em tomar o café absolutamente puro? Eu sei, não é fácil. Só consegui depois da bronca de uma amiga, há coisa de uns dois anos. Quando me viu pedir pelo açúcar mascavo, ela mandou essa, em tom de desafio: “Quem sabe tomar café não põe açúcar.” E arrematou com o conselho que mudou minha vida: “A primeira vez é estranha, a segunda um pouco menos e lá pela quarta ou quinta xícara seguida você não consegue adoçar mais. O café bom já tem açúcar, e esse pozinho aí que você coloca, mata o sabor”. Obrigado, Marília de Assis!
Recomendo a você fazer o mesmo. Não tem a tal campanha de uma marca de iogurte, que diz que se não funcionar, a empresa devolve o seu dinheiro? Tente você também o desafio do café sem açúcar. Eu não vou devolver o dinheiro dos cafés que você tomar no período, mas, no mínimo, você vai economizar algumas calorias no processo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desenvolvimento Sustentável... Sabe o que é?

Um texto muito bom da Jornalista Gabriela Cabral que também é graduanda em Ciências Sociais. 
www.geomundo..com.br

Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.

O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:

Atender às necessidades fisiológicas da população;
Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
Preservar os recursos naturais;
Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;
Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.

Existem três colunas imprescindíveis para a aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem ser dependentes um do outro para que caminhem lado a lado de forma homogênea.

Gabriela Cabral

Você sabe os que são "commodities"? Para que servem?

No idioma inglês, "commodities" significa mercadoria, sendo um termo de refer~encia de produtos de base em estado bruto, considerado "matéria prima". Além do nível de matéria prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.
Foto: www.telegraph.co.uk
Saiba mais sobre "Commodities", nesse artigo do portal da Infoescola!
http://www.infoescola.com/economia/commodities/


Embrapa contribui com horta em escola comunitária de Aracaju

O Projeto Verde Saúde, desenvolvido por meio de voluntários da Embrapa Tabuleiros Costeiro, há mais de um ano contribui na alimentação escolar e de idosos atendidos pelas instituições das Escolas Reunidas Oratório Festivo São João Bosco, no bairro Cirurgia, em Aracaju-SE

Embrapa contribui com horta em escola comunitária de Aracaju
Foto: Ascom/Embrapa Tabuleiros Costeiro

A matéria é do Jornalista Saulo Coelho da Embrapa Tabuleiros Costeiro, em Aracaju/SE. Confira a matéria!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Programa Prosa Rural aborda Agricultura de precisão para pequenos e grandes produtores

Olá! Hoje é sexta feira e como sempre, o Blog do Programa da Cidade ao Campo, traz o Programa Prosa Rural, da Embrapa para o Nordeste. Hoje o tema é: Agricultura de precisão para pequenos e grandes produtores!

Foto: Ascom/Embrapa

Confira aqui o link para você baixar (leva mais ou menos 2 minutos) e ouvir o que a Embrapa tem a nos oferecer sobre o tema Agricultura de Precisão para pequenos e grandes produtores. 
A foto foi tirada em Salvador (Novembro/2012), no Primeiro Encontro de Emissoras do Nordeste que transmitem o Prosa Rural, solicitando dos radialistas, opiniões de como melhorar o Programa e o relacionamento com as rádios parceiras. Estou na fila intermediária (lado esquerdo) e acima de mim (lado esquerdo) em pé, o amigo e também produtor do Programa da Cidade ao Campo e do Prosa Rural, o amigo Joel Lamoglia.
Confira o Programa!

GOVERNO CHINÊS APROVA SOJA BRASILEIRA GENETICAMENTE MODIFICADA

O governo chinês aprovou a importação de três variedades de soja geneticamente modificadas, cultivadas no Brasil. A decisão foi anunciada no dia 10 de junho, pelo Ministério da Agricultura, após visita do titular da pasta, ministro Antonio Patriota, ao país.
Foto: www.sojaambiental.blogspot.com
A matéria está no portal da Empresa Brasil de Comunicação. Confira!
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-10/governo-chines-aprova-soja-brasileira-geneticamente-modificada

Emplacamento de novas máquinas agrícolas onera orçamento de produtores rurais

A Resolução passou a valer no dia primeiro de junho para veículos fabricados este ano. Agricultores alegam dificuldade financeira para obter o emplacamento e pagar o IPVA.
Foto: www.portaldoagronegocio.com.br

Aqui você vai conferir a matéria do jornalista Daniel Moraes, para o Portal Canal Rural.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ministério da Agricultura padroniza coleta de amostras de produtos de origem vegetal

A publicação tem por objetivo definir as diretrizes técnicas que devem ser seguidas durante a coleta de amostras que serão analisadas pela Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, constituídas pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) e laboratórios credenciados que participam da execução do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC).
Foto: www.pharman.com.br

As ações são padronizadas as ações específicas que devem ser adotadas na coleta de amostras destinadas à monitoria de resíduos de agrotóxicos, contaminantes biológicos (micotoxinas) e para a determinação de Salmonella.

Acesse aqui a matéria da Ascom/Ministério da Agricultura!
http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2013/06/mapa-padroniza-coleta-de-amostras-de-produtos-de-origem-vegetal

Governo de Sergipe inaugura Feira da Agricultura Familiar em Estância e Indiaroba

Mais duas Feiras da Agricultura Familiar serão implantadas na próxima semana nos municípios de Estância, dia 19 e Indiaroba, dia 21.
Foto: Ascom/Seides

O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social.
Confira a matéria de inclusão, da Ascom da Secretaria!
http://www.inclusao.se.gov.br/noticias/56-seguranca-alimentar-e-nutricional/3927-governo-inaugura-feira-da-agricultura-familiar-em-estancia-e-indiaroba

UNIDADE EMBRAPA EM SERGIPE PROMOVE VERDADEIRO CALDEIRÃO CULTURAL NA SEGUNDA

Três eventos num só, agregando conhecimento, valorização das diferenças culturais e confraternização dos colegas da Unidade, além de delícias e sabores diversos que o continental Brasil tem a oferecer. Isso é o que nos reserva a próxima segunda-feira (17), quando acontecem a 1ª Feira de Diversidade Cultural da Unidade, o 2º Tabuleiros da Embrapa e a festa em comemoração aos aniversariantes do mês de junho.
Realizados pela Comissão de Gênero e Diversidade, o Núcleo de Comunicação Organizacional e o Setor de Gestão de Pessoas, os eventos integram as comemorações os 40 anos da Embrapa e têm o apoio da Associação dos Empregados da Embrapa (AEE).

A festa promete agitar os embrapianos com seis stands referentes às cinco regiões do país, além de um internacional com os colegas nascidos em outros países ou descendentes diretos de estrangeiros.
Um dos objetivos da 1ª Feira de Diversidade é promover a interação entre os diversos setores da Embrapa, possibilitando o diálogo entre pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes salientando a importância da diversidade cultural para construção e fortalecimento da Empresa, bem como enriquecimento pessoal.
Os stands, organizados por colegas das diversas regiões, apresentarão seus pontos turísticos, artesanatos, dicas de festas e festivais além de comidas típicas para degustação de todos os participantes.  Tudo animado por muita música de todos os cantos do Brasil e outros países, além do autêntico forró pé-de-serra nordestino para saudar o São João.

Foto: Ascom/Embrapa/Aracaju

-- 

Joel Lamoglia
Setor de Transferência de Tecnologias (SIPT)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Aracaju/SE

joel.lamoglia@embrapa.br
Telefone: +55 (79) 4009-1316  |  (79) 9121-1734 - Particular
http://sistemas.sede.embrapa.br/nonsec/logo.png




terça-feira, 11 de junho de 2013

Otimismo toma conta dos vendedores nesse São João

Setores de bebidas e alimentação, devem ser os mais movimentados.
Foto: www.portalsaofrancisco.com.br
Segundo gerente de distribuidora, a meta de crescimento deve atingir de 30 a 40%.
Confira, na íntegra, a matéria do G1 Sergipe.
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/06/vendedores-estao-otimistas-com-periodo-junino-em-sergipe.html


Cesta básica em Aracaju, é uma das mais baratas do país


Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Nacional da Cesta Básica, realizada pelo DIEESE, apontou que o valor da cesta básica registrado na capital sergipana, em maio desse ano, foi R$ 240,72, apresentando leve recuo de 2,8% na comparação com o mês anterior (abril/2013). Em relação a maio de 2012, o valor da cesta básica apresentou elevação de 20,8%.
Foto: www.feemjesus.com.br
Apesar desse aumento, o valor da cesta básica sergipana permaneceu o mais baixo do país, seguido por Salvador (R$ 257,98). O maior valor foi registrado em São Paulo (R$ 342,05), seguido por Vitória (R$ 325,87).
Desempenho dos preços dos produtos
No comparativo com maio do ano passado, os produtos que mais se destacaram na alta dos preços, em Aracaju, foram a farinha e o tomate, com altas de 166% e 72,48%, respectivamente. Em seguida aparecem o feijão (37,3%), a banana (27,8%) e o arroz (23,7%). A queda nos preços foi verificada no açúcar (-31,2%) e no óleo (-25%).
Patricia Nunes

Estações de esgoto recebem plantio de eucalyptos

A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), vem realizando um trabalho intensivo de mudas de plantio de mudas de "eucalyptos citriodora" em estações de tratamento de esgoto.
Foto: Ascom/DESO
O trabalho visa amenizar possíveis transtornos causados a comunidade, devido ao odor exalado pelos esgotos no momento em que estão sendo tratados.
Confira a matéria produzida pela Assessoria de Comunicação da DESO, que encontra-se no portal da Agência Sergipe de Notícias.
http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:33724/estacoes_de_esgoto_recebem_plantio_de_eucalipto.html



sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ministério Público Federal em Sergipe realiza I Seminário de Direito Ambiental

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF) realizou nos dias 04 e 05 de junho, o I Seminário de Direito Ambiental.
Foto: www.bobbavip.com

O Evento, teve como tema "A Importância da Preservação dos Manguezais", e foi realizado com apoio da Sociedade Semear e da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.
Confira mais sobre o evento, na matéria do Ministério Público, que está no Portal Infonet.


O que significa PRONAF? Como funciona?

Você já ouviu falar nessa palavra chamada PRONAF? E o que ela significa? 
Foto: www.mda.gov.br

O PRONAF nada mais é do que a sigla do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, um dos projetos sociais de grane importância do Governo Federal. Ele financia projetos individuais ou coletivos, que geram renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
Quer saber mais, clique aqui e confira tudo sobre esse o Programa.

Planejamento alimentar para estação seca com uso de mistura múltipla.

O Programa da Embrapa "Prosa Rural", traz hoje o tema Planejamento familiar para estação seca. Toda sexta feira, você ouve aqui o Programa Prosa Rural, que é produzido pelo pessoal da Embrapa.

Foto: Ascom/Embrapa
Aqui, você confere o Programa de número 18, para baixar e ouvir. São 15 minutos de muita informação agrícola. Vale a pena!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 prevê R$ 136 bilhões para financiamento

Os grandes produtores rurais terão R$ 136 bilhões para financiar a próxima safra. 
Notícias Sergipe
Foto: www.agenciabrasil.gov.br

O Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 foi lançado no dia 4, no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, e prevê 18% a mais de recursos em comparação à safra que se encerra (R$ 115,2 bilhões).

A matéria é da Assessoria de comunicação da EBC. Confira!


Suplementação alimentar no período seco evita prejuízos na pecuária

No período de estiagem, entre junho e setembro, a baixa disponibilidade de forragem no pasto prejudica o desempenho de bovinos, resultando em perda de peso, declínio acentuado da produção de leite, diminuição da fertilidade e enfraquecimento geral do rebanho. 
Foto: www.newsrondonia.com.br

Para manter a nutrição adequada dos animais, a suplementação alimentar é fundamental. Confira aqui, a matéria da Embrapa/Rondônia, enviada pelo produtor do Programa "Da Cidade ao Campo", Joel Lamoglia, da Embrapa Tabuleiros Costeiros/Sergipe.

Perímetro irrigado da Codevasf garante renda e alimentos para o Alto Sertão sergipano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já entregou 120 dos 134 lotes do perímetro irrigado Jacaré-Curituba, no Alto Sertão de Sergipe. 
Foto: www.jornalnovafronteira.com.br
Com a infraestrutura de uso comum concluída em operação, 700 famílias assentadas de reforma agrária já desenvolvem o plantio de milho, quiabo, feijão, raízes e frutas. 

Clique aqui e confira mais ações da Codevasf para o Perímetro irrigado. A matéria é da Ascom/Codevasf.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Aconteceu o 1° Fórum Sergipano de Energias Renováveis

Aconteceu no período de 03 a 05 de junho, no horário das 8 às 12 horas, o 1º Fórum Sergipano de Energias Renováveis. O evento aconteceu no Auditório do Bloco D da Universidade Tiradentes - UNIT, Campus Farolândia.
 
Foto: www.univates.br

Saiba mais sobre o que aconteceu no Fórum, aqui no Blog do Programa "Da Cidade ao Campo". A matéria é do núcleo de Comunicação da Embrapa/Tabuleiros Costeiros/Sergipe.
Confira aqui!

Dia Mundial do Meio Ambiente 2013: conheça a origem e os objetivos

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Você sabe por que essa comemoração? Em 2013, a ONU, chama a atenção para o desperdício de comida!

Foto: www.aloterra.com.br

Conheça mais sobre essa comemoração aqui! A matéria está no noticias.terra.com.br
Acesse, aqui!

Semarh comemora Dia Mundial do Meio Ambiente no Parque dos Cajueiros

Hoje (05/junho) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Trilhas ecológicas, realização de plantios, esquetes teatrais com temáticas ambientais, exposições de fotografias das potencialidades naturais de Sergipe e um dia de cidadania e integridade em favor da natureza, marcaram esse dia. 
Foto: Valéria Lima (Ascom/Saúde

Veja mais aqui, como foi marcado esse dia!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Apoio tecnológico garante produção agrícola em plena seca

Depois de três anos sem plantação, a comunidade do assentamento rural Antônio Conselheiro, localizada na zona rural de Barra, na Bahia, consegue produzir, apesar da pior seca dos últimos 50 anos na região do Semiárido brasileiro. 
Foto: Agência Brasil

Desde o ano passado, as famílias têm plantado mandioca, umbu, laranja, caju, milho, abóbora, banana, feijão, acerola e hortaliças com a ajuda de tecnologias implementadas pela Embrapa.
Foto: Agência Brasil

Você confere aqui a matéria produzida pela Jornalista Heloisa Cristaldo, da Agência Brasil/EBC.

Organização Mundial de Saúde Animal reconhece Brasil como livre de peste equina

Na mesma reunião, o Brasil mantém o "status" de risco insignificante da doença chamada "Vaca Louca". O encontro aconteceu em Paris e terminou na última sexta feira, 31 de maio.

Foto: www.soboi.com.br

Confira aqui o que mais aconteceu no evento e quais foram as notícias de importância para o Brasil.

Governador em Exercício, Jackson Barreto, vai a Brasília em busca de investimentos nas áreas de saúde e agricultura

O Governador em exercício, Jackson Barreto, se reuniu ontem, segunda-feira, 3, com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz, e pleiteou a liberação de recursos para execução de projetos sanitários em 27 municípios sergipanos. Para a Agricultura, Jackson, procurou estreitar os programas desenvolvidos em conjunto como o Programa de Aquisição de Alimentos da Laranja (PAA da laranja) e a compra da produção familiar a preços adequados.
Foto: Agência Sergipe de Notícias

Confira aqui a matéria da Agência Sergipe de Notícias, na íntegra.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Codevasf participa de ações de gestão de resíduos no Baixo São Francisco

Codevasf participa de ações de gestão de resíduos no Baixo São Francisco
Foto: Ascom/Codevasf

A construção de aterros sanitários e a desativação de 28 lixões no Baixo São Francisco Sergipano foram os temas em discussão no âmbito de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o Consórcio Público de Saneamento Básico do Baixo São Francisco. O grupo começou a definir novas ações em reunião iniciada na última terça-feira (28), na sede da Codevasf em Aracaju, e que se estendeu até quarta (29).

Confira a matéria da Ascom/Codevasf, aqui!

Tomate ecológico é destaque entre projetos da Embrapa

Foto Ilustrativa/Portal Infonet

Nesses quarenta anos de criação da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária continua avançando na pesquisa e descobrindo novos produtos para melhorar a mesa do brasileiro. Está em ampla divulgação e evidência o tomate ecológico, que está mudando totalmente o seu modo de plantar. A matéria está no Portal Infonet, da Assessoria de Comunicação da Agência Brasil. Confira!!!

Poços comunitários do Agreste recebem obras da Cohidro

Foto: www.infonet.com.br

O Governo continua a sua luta incessante de recuperação de Poços no interior do estado, com a preocupação primordial de levar água a todos os municípios do Estado, pelo menos, minimizar a falta deste bem precioso. A matéria está no portal FAXAJU, da Ascom/Cohidro. Confira...