quinta-feira, 25 de julho de 2013

Alimentação escolar garante mercado para produção familiar

O produto que agrada a criançada é produzido por um grupo local de agricultoras familiares, que produz receitas variadas com derivados de mandioca.
Foto: Ascom/Ministério do Desenvolvimento Agrário
Saiba mais sobre essa política de produção familiar.




BNB investiu mais de R$ 242 milhões em Sergipe

Neste primeiro semestre, o Banco do Nordeste investiu mais de R$ 242 milhões em Sergipe, somente com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O montante supera em 107,6% o valor aplicado no mesmo período do ano passado, e foi distribuído em 11,5 mil operações de crédito.
Foto: www.tribunahoje.com
A matéria é da Assessoria de Comunicação do banco do Nordeste que se encontra no Portal Infonet.

Ministério do Meio Ambiente aplica oficina do Programa Água Doce em Sergipe

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o qual visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades localizadas do semiárido.
Foto: Ascom/Semarh/SE
Para saber mais sobre essa ação e a parceria com o Ministério do Meio ambiente, clique no link abaixo!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Embrapa comemora Dia do Agricultor com mostra em shopping de Aracaju

O Dia do Agricultor é comemorado em 28 de julho, e para marcar a data, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) repete a parceria com o Shopping Jardins para apresentar à sociedade as principais conquistas da agricultura brasileira, fruto da forte parceria entre a Embrapa e os agricultores de todo o país.
Foto: www.fotolog.com
A exposição integra, também, as comemorações dos 40 anos da Embrapa, fundada em abril de 1973.

Confira mais sobre esse grande dia e essa grande parceria da Embrapa com o Shopping Jardins.

Embrapa lança primeiro aplicativo para nutrição de bovinos de corte do mercado

Obter bons resultados na produção de carne a pasto não depende apenas de variáveis como disponibilidade de forrageiras, qualidade do pasto, formas de manejos e condições climáticas. 
Foto: www.cpt.com.br
O produtor precisa saber como investir, sobretudo, no período seco, momento mais crítico para suplementar o gado. Entretanto, tomar certas decisões com presteza e assertividade não é tarefa fácil, ainda mais se isso envolve perdas e ganhos. 

Acesse a página da Embrapa Gado de Corte e fique sabendo. A reportagem é de Dalízia Aguiar com a colaboração de João Costa Jr.







Governador em exercício e o Minisro do Desenvolvimento Agrário, entregam máquinas agrícolas e lançam Plano Safra

Os municípios do semiárido sergipano iniciam uma nova etapa produtiva e de desenvolvimento econômico com a entrega de 13 máquinas agrícolas e o lançamento do Plano Safra do semiárido na manhã de ontem, terça feira, 23. 
Foto: Luis Carlos Moreira/Ascom/Seagri/SE
Na ocasião, foi assinado ainda o Acordo de Cooperação Técnica para o Programa Territórios da Cidadania. Acompanhado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o governador em exercício, Jackson Barreto destacou que o investimento impulsionará a economia e o desenvolvimento das cidades beneficiadas.

Clique aqui e saiba mais...

terça-feira, 23 de julho de 2013

Lixões devem deixar de existir até 2014

Sergipe já deu o pontapé inicial para a implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos no Estado. Até 2014 os lixões devem ser erradicados em todo país. Dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) apontam que em 2008, o Brasil possuía em média 2.906 lixões distribuídos em 2.810 municípios.

Foto: www.movimentomunicipalista.wordpress.com

A Matéria está no Portal Infonet, da Jornalista Aisla Vasconcelos.

Clique aqui e saiba mais...

Potencial dos resíduos da cana-de-açúcar incentiva crescimento do setor sucroalcooleiro

As biomassas que podem ser usadas como matérias-primas serão tema de uma mesa-redonda coordenada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar durante o II Simpósio Nacional de Biorrefinarias, que acontece de 24 a 26 de setembro, em Brasília/DF. 
Foto: www.horizontegeografico.com.br
O evento é promovido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Sociedade de Engenharia Química e Biotecnologia da Alemanha (Dechema).

A matéria está no Portal da Embrapa. 

Clique aqui e fique sabendo...

Secretaria de Inclusão Social realiza feira de produtos orgânicos no Shopping Riomar

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza em parceria com o Shopping Riomar uma edição da Feira da Agricultura Familiar orgânica na próxima quinta-feira, 25, a partir das 10 h, nas dependências do shopping. O evento acontece em alusão ao dia do agricultor familiar, celebrado no próximo dia 28.
Foto: Edinah Mary/Inclusão Social

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Você conhece o Programa "Plantio Direto"?

Fique por dentro do que seja o Programa Plantio Direto, bem como suas Orientações Técnicas. AS informações aqui contidas, foram extraídas do site do Ministério da Agricultura.
Plantio direto
Foto: Ascom/Ministério da Agricultura
Programa
O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP) garante a sustentabilidade do processo produtivo ao longo do tempo e enriquece o principal patrimônio do produtor rural, o solo. Por isso, o ministério participa com apoio técnico a atividades de capacitação técnica e difusão de tecnologias dirigidas aos produtores e profissionais das ciências agrárias. A organização fica a cargo de entidades representativas ou das empresas de assistência técnica, públicas e privadas. Além dos benefícios para a conservação dos recursos naturais, o sistema reduz gastos com combustível, máquinas e mão de obra.

Plantio Direto
Os princípios do sistema de plantio direto seguem a lógica das florestas. Assim como o material orgânico caído das árvores se transforma em rico adubo natural, a palha decomposta de safras anteriores macro e microorganismos, transformando-se no “alimento” do solo. As vantagens são a redução no uso de insumos químicos e controle dos processos erosivos, uma vez que a infiltração da água se torna mais lenta pela permanente cobertura no solo. O Brasil é líder mundial no uso do sistema, que ocupa mais da metade de sua área plantada.
plantio
Foto: Ascom/Ministério da Agricultura

O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP) contribui para que o solo não seja levado pelas erosões e armazene mais nutrientes, fertilizantes e corretivos. A quantidade de matéria orgânica triplica, de uma concentração de pouco mais de 1% para acima de 3%. A viabilidade econômica do sistema se assegura no crescimento – em muitos casos na duplicação – da produção e da produtividade.
O sistema é um dos principais instrumentos dos projetos de integração lavoura-pecuária-floresta plantada para recuperação de áreas de pastagens degradadas. Com a melhora da qualidade do alimento do gado, o tempo de abate e a emissão de metano sofrem significativa redução. 
A promoção e o estímulo ao sistema de plantio direto na palha são realizados no Ministério da Agricultura pela Coordenação de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos (CMSP), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).
Orientações Técnicas
A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Ministério da Agricultura, acompanha diretamente projetos demonstrativos em todo o País. O objetivo é, com a consagração da técnica em uma propriedade, difundi-la entre os produtores da região. Todas as fases são monitoradas: análise do solo, variedades de sementes, época de plantio, tratos fitossanitários, controle de perdas na colheita e avaliação dos custos. As orientações podem ser encontradas na assistência técnica do município (oficial ou privada) ou nas cooperativas rurais. Os governos estaduais também oferecem o serviço por meio das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Para saber mais sobre o programa, clique no link abaixo do Ministério da Agricultura.


Como transportar cães e gatos em viagens nacionais e internacionais. Você sabe?

Chega um dia em que você quer viajar e não tem como deixar o seu cão ou o seu gato. Aí pinta aquela idéia de querer levar o seu animal de estimação. Como fazer?
Foto: www.viagemnalata.com
O transporte de animais entre países exige o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). O documento é emitido pela autoridade sanitária do país de origem ou de procedência do animal de estimação.

Clique no link abaixo e fique sabendo mais sobre como levar o seu animal de estimação, inclusive, numa sequência de perguntas e respostas para tirar todas as suas dúvidas. A matéria está no site do Ministério da Agricultura. 

Recadastramento do CTF-APP já começou.

Você sabe o que significa CTF-APP? Pois bem, significa: CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS. A Instrução Normativa Ibama nº 06, de 2013, determina o recadastramento de todas as pessoas inscritas nesse cadastro.
Foto: Infonet

Clique aqui e verifique se você se enquadra nesse perfil ou se já é cadastrado e faça o seu recadastramento. Ele será feito exclusivamente pela Internet.

Clique aqui e saiba mais sobre o recadastramento...


Área de Preservação Ambiental Morro do Urubu é visitada por acadêmicos nesse final de semana

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou efetivamente da programação do 4º Encontro Sergipano de Educação Ambiental (ESEA), desta feita a contribuição da secretaria com o evento ocorreu nessa última sexta-feira, 19, na Área de Preservação Ambiental Morro do Urubu. 
Foto: Ascom/Semarh

O ESEA vinha sendo realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde a semana passada, período de 16 a 19 de julho.

A matéria está no site da Secretaria de meio Ambiente!

Clique aqui e saiba mais...

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Programa Prosa Rural da Embrapa: Certificação orgânica participativa como instrumento de inclusão social

Os Sistemas Participativos de Garantia são um dos mecanismos que integram o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O objetivo é regulamentar a certificação dos produtos da agricultura orgânica, por meio do controle social e da responsabilidade solidária, de acordo com as diferentes realidades regionais.

Foto: Equipe Prosa Rural/Embrapa

Aqui você fica sabendo sobre o Programa Prosa Rural e baixa o Programa para ouvir. Siga o link abaixo, baixe o Programa em mp3 e se delicie com esse excelente programa de formação agrícola e meio ambiente...

Clique aqui...!

Técnicos baianos enfatizam positividade da bacia leiteira sergipana

Permutar informações, esse foi o objetivo principal da presença de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) ao Estado de Sergipe. 
 
Foto: Luduvice José/Seagri/SE
Adilson Pinheiro e Rafael Mendes, médicos veterinários vinculados à ADAB, puderam constatar o trabalho que vem sendo realizado em Sergipe, atrelado ao programa sergipano de desenvolvimento da atividade leiteira, oportunizando assim, um contato diretor com experiências implantadas em território sergipano.

Clique aqui e saiba mais...

Emdagro reúne mulheres rurais e técnicos em Intercâmbio

A Emdagro promoveu dia 16/07/2013, no Assentamento Priapu em Santa Luzia do Itanhi, um intercâmbio de experiências que reuniu os Movimentos de Mulheres de Trabalhadoras Rurais  dos Territórios da Cidadania  Alto Sertão e Sul Sergipano, no Município de Santa Luzia do Itanhi e técnicos da Emdagro.

Foto: Ascom/Emdagro/Sergipe

O intercâmbio teve como objetivo dar visibilidade aos trabalhos produtivos das mulheres, sua organização e socializar informações sobre a conferência das mulheres realizadas no início de julho em Brasília e o conteúdo da revista  25 anos do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural, onde constam 12 sistematizações de práticas agroecológicas de mulheres do Nordeste. A revista traz como tema, A Luta Pela Terra.

Saiba mais... Clique Aqui!

Embrapa/Ttabuleiros Costeiros/Aracaju lança métodos racionais de acasalamento natural de ovinos

A ovinocultura vem apresentando plena expansão no Brasil. Em algumas regiões, a exemplo do Centro Oeste, a atividade tem surgindo como uma nova alternativa de geração de renda para o campo enquanto que, naquelas regiões tradicionalmente criadoras, como no Nordeste, a criação de ovinos vem sofrendo um processo gradativo de aperfeiçoamento. 
Clique aqui para salvar o arquivo
Foto: Embrapa/Tabuleiros Costeiros/Aracaju

Essa publicação foi feita em Dezembro de 2012, pelos pesquisadores da Embrapa/Tabuleiros Costeiros/Sergipe, Hymerson Costa Azevedo e Amaury Apolonio de Oliveira.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Você conhece, ou já comeu Fava?

A fava, também conhecida como feijão-fava ou feijão-de-lima, é utilizada na alimentação humana e animal, para fornecer proteína vegetal e diminuir a dependência quase exclusiva dos feijões comuns.
.
www.gulosoesaudavel.com.br
A cultura da fava tem merecido pouca atenção por parte dos órgãos de pesquisa e extensão, o que tem resultado em limitado conhecimento das características agronômicas da cultura. 
Fique sabendo um pouco mais sobre essa cultivare, aqui no Portal do Grupo www.grupocultivar.com.br. Garanto a você... é uma delícia!

Tempo frio e cinco motivos para fazer compras no brechó - Vale a pena!

Qual é o problema de utilizar uma roupa que outras pessoas que você não conhece já vestiram? Nenhum! Muito pelo contrário, existem argumentos ambientais que incentivam esse tipo de comércio. 
www.minasflores.net
Uma boa lavagem e uma linha e uma agulha fazem milagres e evitam desperdício de recursos naturais. Confira cinco dicas para fazer do brechó o primeiro local para aquisição de "novas" roupas.

Aprenda dicas que podem ser muito úteis, principalmente na época de frio!

A matéria está no portal www.ecycle.com.br


Embrapa e Banco do Nordeste lançam Portfólio de Tecnologias Agropecuárias

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco do Nordeste lançaram, hoje, 18 de julho, às 11h, o Portfólio de Tecnologias Agropecuárias – coletânea com 223 tecnologias para o homem do campo, retratadas nos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural. 
Embrapa e Banco do Nordeste lançam Portfólio de Tecnologias Agropecuárias
Foto: Ascom/Embrapa

A coletânea é destinada aos agentes de desenvolvimento, assessores do Agroamigo (Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste), extensionistas rurais e usuários de tecnologia agropecuária. O lançamento ocorrerá durante o XIX Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

Saiba mais sobre o lançamento!
Clique aqui!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Secretaria do Meio Ambiente dará início à elaboração do Plano de Resíduos Sólidos do Estado

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) irá realizar em 23 de julho desse ano, a I Oficina da Construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). O objetivo é compartilhar com os agentes públicos a criação do plano estadual.
Foto: www.ozengenharia.com.br
Segundo o secretário da Semarh, Genival Nunes, para a condução coletiva e consistente do processo de formulação dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos se faz necessário a formação de um processo participativo, ordenado e eficiente, permitindo a estruturação adequada de instâncias de coordenação e representação.

Embrapa Tabuleiros Costeiros reúne pesquisadores para analisar citricultura sergipana

As instituições de pesquisas envolvidas com a citricultura sergipana se reúnem nesta segunda-feira (15) com o objetivo de integrar pesquisadores, lideranças e demais interessados no desenvolvimento da citricultura no estado de Sergipe.

Foto: www.ateffaba.org.br
O Encontro acontece no  Auditório da AEASE - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, em Aracaju com o propósito de identificar ações que fortaleçam a pesquisa  e o setor a serem desenvolvidas em caráter multidisciplinar envolvendo diversas instituições.

http://www.cpatc.embrapa.br/index.php?idpagina=artigos&artigo=9208

Cohidro leva o ‘Frutos da Terra’ para a sala de aula‏

Alunos do curso superior em Agroecologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus São Cristóvão, receberam uma palestra proferida pelo engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e irrigação de Sergipe (Cohidro), José Claudegio Messias, na última terça-feira, 9. 
Foto: Ascom/Cohidro
O assunto exposto aos acadêmicos foi o trabalho de planejamento e execução, realizado pelo Governo do Estado através da Cohidro, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Frutos da Terra, atendendo a agricultura familiar nos seus perímetros irrigados, que também atende produtores adeptos à agricultura orgânica.

A matéria encontra-se no Portal Cohidro News. Acesse aqui e fique por dentro de toda a matéria.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Como evitar o desperdício de alimentos em casa?

O Portal http://www.ecycle.com.br lhe dá 18 dicas de como evitar o desperdício de alimentos em casa. O desperdício de alimentos é um assunto muito grave e importante para ser discutido.

Foto: Portal www.ecycle.com.br
Conheça as 18 dicas do Portal E-Cycle. 

Secretaria do Meio Ambiente discute elaboração do Projeto “Manejo de uso sustentável de terras do semi-árido”

Durante a tarde dessa terça-feira, 09, o secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, recebeu em seu gabinete a visita do Coordenador da Unidade de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Carlos Ferreira de Abreu.
Foto: Ascom/Secretaria do Meio Ambiente/Sergipe

De acordo com Genival, a proposta encontra-se aprovada pelo PNUD, estando na fase de refinamento dos objetivos, metas e estratégias de difusão e institucionalização das ações planejadas. 

Confira a matéria da Ascom/Semarh...

Emdagro ministra curso sobre boas práticas de fabricação de queijo

Teve início, no dia 04/julho, em Nossa Senhora Aparecida, o primeiro módulo do curso de Boas Práticas de Fabricação para os manipuladores da fábrica de laticínio Nutralle. 
Foto: Ascom/Emdagro/SE

A pequena fábrica, de propriedade Antônio José de Souza, foi construída em substituição à queijaria que funcionava há muito tempo no município e, por isso, surgiu a necessidade de capacitar os trabalhadores que irão operá-la.

Confira aqui a matéria da Assessoria de Comunicação da Emdagro/Sergipe.

http://www.emdagro.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=627

Programa gera renda a agricultores e combate a fome de comunidades carentes

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em sua modalidade de Doação Simultânea, é um dos programas do Governo Federal que tem a capacidade de gerar renda para quem produz e alimentos para a parcela mais pobre o Brasil. 
Foto: Ascom/Seagri/SE
Em Sergipe, o programa vem dando certo através da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Associações de produtores e comunitárias e a Companhia Nacional Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Saiba mais, clicando aqui, na matéria da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura de Sergipe.

http://www.sagri.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=598

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Programa de Rádio "Prosa Rural" aborda "Milheto como opção para aumento da sustentabilidade em sistemas produtivos"

A cultura do milheto ainda é desconhecida por boa parte da população brasileira, inclusive no meio rural. Os números extra-oficiais dão conta de que ela é plantada em mais de 4 milhões de hectares no país, com destaque para a Região Centro-Oeste. Mas, seja por falta de melhor e mais direcionada divulgação ou por uma fiscalização ainda falha quanto à procedência das sementes, essa cultura não mostrou todo seu potencial no campo.
Foto: Embrapa/BR
O Programa está disponível no site da Embrapa. Siga os passos e faça o download, que não demora mais do que dois minutos, e você fica sabendo de mais essa cultura que a Embrapa traz para o desenvolvimento da Agricultura Brasileira.

Jackson acompanha ato histórico de lançamento do 1º Plano Safra para o semiárido pela presidenta Dilma

Um conjunto de medidas voltadas ao atendimento de necessidades emergenciais e estruturais dos agricultores que sofreram prejuízos com uma das maiores secas da história. Este é o resumo que define o foco estabelecido pelo Plano Safra 2013/2014, apresentado no início da tarde desta quarta-feira, 4, em Salvador (BA). O governador em exercício, Jackson Barreto, acompanhou o lançamento da iniciativa assessorado pelo secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral.
Foto: Marcos Rodrigues/ASN
Com essa medida, o governo Federal anunciou um orçamento de R$ 7 bilhões exclusivamanete para prioridades da região Nordeste. A Solenidade aconteceu na cidade de Salvador/BA. As informações estão no portal Agência Sergipe e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Confira!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Acontece em Salvador, II Seminário sobre Intensificação Ecológica da Fruticultura

A Embrapa Tabuleiros Costeiros/Sergipe em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz da Almas – Ba, e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) realiza na quinta-feira (4) o II Seminário sobre Intensificação Ecológica de Fruticultura (SEIFRUT) e a 2ª Reunião do Comitê Gestor do Projeto SEIFRUT.
Clique aqui para salvar o arquivo
Foto: Embrapa/Tabuleiros Costeiros
Confira mais notícias aqui!

Microondas, é reciclável?

E aí, o Microondas é reciclável? A resposta é: SIM, O MICROONDAS É RECICLÁVEL. Porém, existem algumas particularidades, que você vai conhecer aqui!
Foto: www.sp.quebarato.com.br
Conheça mais nessa matéria do portal www.ecycle.com.br, inclusive onde você deve descartar produtos para não agredir o meio ambiente. Confira!!!


Cohidro viabiliza plantio da pimenta-do-reino em Lagarto

A partir da iniciativa do Perímetro irrigado Piauí (PEPIA), da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), dois agricultores de Lagarto fizeram visita técnica à Bahia para conhecer plantios de pimenta-do-reino.
Foto: Ascom/Cohidro/Sergipe
Conheça mais, sobre essa nova cultura na cidade de Lagarto, através do portal da Cohidro/Sergipe.