segunda-feira, 22 de julho de 2013

Você conhece o Programa "Plantio Direto"?

Fique por dentro do que seja o Programa Plantio Direto, bem como suas Orientações Técnicas. AS informações aqui contidas, foram extraídas do site do Ministério da Agricultura.
Plantio direto
Foto: Ascom/Ministério da Agricultura
Programa
O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP) garante a sustentabilidade do processo produtivo ao longo do tempo e enriquece o principal patrimônio do produtor rural, o solo. Por isso, o ministério participa com apoio técnico a atividades de capacitação técnica e difusão de tecnologias dirigidas aos produtores e profissionais das ciências agrárias. A organização fica a cargo de entidades representativas ou das empresas de assistência técnica, públicas e privadas. Além dos benefícios para a conservação dos recursos naturais, o sistema reduz gastos com combustível, máquinas e mão de obra.

Plantio Direto
Os princípios do sistema de plantio direto seguem a lógica das florestas. Assim como o material orgânico caído das árvores se transforma em rico adubo natural, a palha decomposta de safras anteriores macro e microorganismos, transformando-se no “alimento” do solo. As vantagens são a redução no uso de insumos químicos e controle dos processos erosivos, uma vez que a infiltração da água se torna mais lenta pela permanente cobertura no solo. O Brasil é líder mundial no uso do sistema, que ocupa mais da metade de sua área plantada.
plantio
Foto: Ascom/Ministério da Agricultura

O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP) contribui para que o solo não seja levado pelas erosões e armazene mais nutrientes, fertilizantes e corretivos. A quantidade de matéria orgânica triplica, de uma concentração de pouco mais de 1% para acima de 3%. A viabilidade econômica do sistema se assegura no crescimento – em muitos casos na duplicação – da produção e da produtividade.
O sistema é um dos principais instrumentos dos projetos de integração lavoura-pecuária-floresta plantada para recuperação de áreas de pastagens degradadas. Com a melhora da qualidade do alimento do gado, o tempo de abate e a emissão de metano sofrem significativa redução. 
A promoção e o estímulo ao sistema de plantio direto na palha são realizados no Ministério da Agricultura pela Coordenação de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos (CMSP), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).
Orientações Técnicas
A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Ministério da Agricultura, acompanha diretamente projetos demonstrativos em todo o País. O objetivo é, com a consagração da técnica em uma propriedade, difundi-la entre os produtores da região. Todas as fases são monitoradas: análise do solo, variedades de sementes, época de plantio, tratos fitossanitários, controle de perdas na colheita e avaliação dos custos. As orientações podem ser encontradas na assistência técnica do município (oficial ou privada) ou nas cooperativas rurais. Os governos estaduais também oferecem o serviço por meio das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Para saber mais sobre o programa, clique no link abaixo do Ministério da Agricultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário